quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Trabalhando em função do Trabalho!

Hoje no Brasil vivemos um dilema: o público ou o particular? Desde escolas até serviços de saúde, as pessoas optam por escolher o particular quando desejam mais qualidade, conforto, mais segurança e mais acessibilidade. Optam pelo público aqueles que não vêem alternativa a não ser ir a um posto de saúde público ou a uma escola estadual.
A diferença é notável e muitas vezes o particular supera e com folga o público, tanto na estrutura quanto no serviço oferecido, normalmente com muito mais qualidade e eficaz.
Porém como visto nesse link 93 % dos brasileiros estão insatisfeitos com a saúde tanto pública quanto particular . As escolas particulares são superiores na maioria dos casos, mas ainda sim vemos escolas estaduais mais bem equipadas do que escolas particulares veja esse gráfico de 2012 :
Antigo, porém podemos ver que as escolas estaduais não estão tão atrás quando se trata do básico como quadras e salas de informática. Eu trabalhei no PROGRAMA ACESSA ESCOLA e pude notar que realmente haviam os computadores, todos novos e numa sala com 27 máquinas prontas para uso, mas não era usada ou era com muita pouca frequência. Até hoje me pergunto por que? E vejo que muita criança poderia ter tido uma 7ª ou 6ª série diferente.
Mas quando vemos que a estrutura está em dia ( não no caso da maioria das escolas) e o serviço está precário logo culpamos o....FUNCIONÁRIO!
Não importa aonde você esta, você num hospital público ou particular assim que receber um tratamento ruim ou serviço ruim, você procurará o representante, o funcionário que posso lhe ajudar ou explicar o caso.
E ele pode não resolver,e pelo contrário piorar muito mais a situação.
Ai que está o problema que poucos conseguem enxergar.
Se prestação de serviço depende de quem "presta" o tal serviço por que não investimos nesta pessoa? OU SEJA: Como aguentar um dia todo num hospital público sendo que você passou 2 horas em pé espremido num ônibus, almoçou super rápido e mal, dormiu poucas horas na noite anterior pois sua carga horaria exige demais. Como esperar um sorriso e um "pois não senhor" duma pessoa que passou pela Alemanha Nazista antes que chegar no trabalho?
Ou ainda pior : como uma pessoa pode suportar tudo isso e ainda ganhar mal, ter descontos absurdos e ter de pagar impostos de quebrar a cara. Como o serviço básico no Brasil vai andar se as pessoas que exercem as funções são mal remuneradas, mal preparadas, não recebem muitas vezes todos os seus benefícios e nem sempre tem seus direitos respeitados. E se tudo isso ocorre, é por que...
POR QUE QUE DEVIA ESTRUTURA-LOS NÃO ESTÁ NEM AI PRA ISSO, NÃO VALE A PENA O GASTO OU SEJA: O patrão não se preocupa com os meios pelos qual o serviço será realizado, desde que no final ele seja feito, afinal tempo é dinheiro e prazos foram feitos para serem cumpridos. Estamos falando de uma pirâmide que passa desde o estagiário até o presidente da firma. Nessa pirâmide um manda no outro e todos obedecem um patrão em comum, e nessa de um mandar no outro é mais pra "um engole o outro"
As leis trabalhistas no Brasil deixam a desejar, o trabalho escravo em pleno século 21 é algo não tão raro de se encontrar quando se anda por São Paulo por exemplo; Bolivianos que trabalham 12 horas por dia e recebem 80 centavos por hora!
MELHORES PROFISSÕES NO BR 2013

PIORES PROFISSÕES BR 2013









Num pais aonde o professor chega a ganhar míseros 8 reais por aula e um jogador de futebol ganha 350 mil vemos que realmente precisamos mudar nossas leis trabalhistas para que serviços básicos voltem a ter ou comecem a ter a qualidade que o povo necessita e justamente exige. Um funcionário bem pago, bem alimentado rende muito mais, um funcionário que tem tempo para a família e que pode aproveitar seus finais de semana sempre trabalha com um sorriso no rosto e um sorriso gera outro sorriso e sorrisos geram felicidade!
E assim talvez possamos um dia ir a um hospital e receber um atendimento de qualidade ou pegar um ônibus e não precisar ouvir reclamações alheias.
É claro que muito dos problemas também são relacionados a estrutura, não estou dizendo que é so mimar o funcionário que ta tudo resolvido, não não não! A estrutura também deve mudar, mais investimentos e entre esses investimentos o principal,  investir no lado humano do seu funcionário e entender suas realidades e necessidades para que então ele possa render muuuito mais do que o esperado!
NO PRÓXIMO POST EXPLICAREI A DIFICULDADE DAS EMPRESAS NESSA MESMA QUESTÃO, AFINAL MUITAS QUEREM MELHORAR ESTA REALIDADE MAS AS LEIS E OS IMPOSTOS NÃO PERMITEM... AGUARDEM! 



0 comentários:

Postar um comentário