terça-feira, 28 de outubro de 2014

O Brasil que todo brasileiro quer!

Terra de Vera Cruz foi o primeiro nome deste lugar abençoado por Deus e amaldiçoado pelo homem.
Lugar este,que de cara foi visto como ilha e logo depois foi dominado por colonizadores portugueses, que em pouco tempo já dominavam o Brasil dizimando populações inteiras de índios e se instalando por aqui. Fundaram cidades,escravizaram diversos povos mas enfim em 1822 tivemos a liberdade desse opressor português que foi tão cruel que conseguiu acabar com a madeira que da nome ao pais. Você já imaginou quanto (pau-brasil) não existia aqui? Deveria haver muito afinal eles deram o nome em homenagem a tal madeira que na época era muito usada para tingir tecidos na Europa. 

 Passado todo esse período vamos ao que interessa o Brasil nos dias de hoje. Mas é claro que para falar de hoje é necessário conhecer o passado.
No Brasil de hoje em dia vemos desde os antigos portugueses até angolanos, descendentes então tem um exemplar de cada aqui no Brasil. Italianos, Alemães e Espanhóis juntamente com Portugueses formam as maiores colonias no Brasil ( orientais também) essa miscigenação fez do brasileiro uns dos povos mais característicos do mundo.
Desde a nossa alimentação que mescla o arroz japonês e o feijão temperado dos escravos , até nossas leis que copiam a Roma antiga ( isso é uma vergonha ) tudo no pais recebe uma certa influência brasileira e então adaptamos ao nosso cotidiano.
Um povo conhecido lá fora como receptivo, feliz e que gosta muito de futebol. Além é óbvio do outro lado que eles vêem também como : crimes, tráfico de drogas, corrupção etc..
Mas pra falar sério do Brasil só morando nele, só entendendo o que passou nesses 514 anos de história , todas as passagens e o sofrimento desse povo guerreiro.
Sou João, trabalho 10 horas por dia numa industria metalúrgica, ganho pouco mais de um salário minimo,  uso transporte publico com frequência tanto pra lazer , quanto pra trabalhar. Tenho uma casa alugada e pago prestações de uma moto que ainda não está em minhas mãos visto que fiz um consorcio. Me divirto aos finais de semana no shopping e sempre que posso busco ir a praia. Torço para o Flamengo.
Quantos "João" desses não existem por esse Brasil a fora? Quantas pessoas não se encaixam numa mesma descrição neste pais? Fome, pobreza, falta de escola, saúde enfim quantas pessoas não sofrem pela falta do básico?!
Pois é vivemos neste pais misto de etnias e de problemas que nos rodeiam e nos assustam.
POTENCIAL BRASILEIRO > Temos aqui uma terra que tudo dá. Basta jogar a semente e esperar a colheita. Temos também água suficiente pra abastecer nossa população pelos próximos 2 mil anos, temos quase que toda a amazônia, temos a mata atlântica e uma fauna incrível. Somos o único pais auto-suficiente do mundo ou seja, produzimos tudo aquilo que precisamos sem precisar importar nada de nenhum pais. Temos 200 milhões de pessoas num país colossal e de fronteiras enormes.
Porém....
Sofremos problemas que parecem ser coisas de outro mundo, vemos nossos impostos lotar cuecas alheias de deputados e corruptos ligados ao sistema. A produção agrícola brasileira supera ano após ano o recorde de produção! mas mesmo assim só vemos os preços subirem. O salário minimo do brasileiro nunca comprou um bom tênis.
E mesmo com toda essa história que eu contei, desde lá atrás quando os italianos ou os negro vieram pra cá e fundaram essa nação ainda vemos um pais dividido e agora mais do que nunca.

Esquecemos que um completa o outro neste pais assim como o arroz completa o feijão, caímos na armadilha do opressor e conseguimos nos odiar e nos enfrentar ao invés de nos unir e entendermos que juntos somos mais fortes. E juntos mesmo, toda a nação em nome de um ideal a melhoria deste pais, que foi construído la atrás por pessoas que nem brasileiras eram e mesmo assim não exitaram em fazer este pais crescer. Então não vejo por que nós filhos dessa terra virarmos o rosto quando ela pede ajuda!
Somos um só, atrás das mesmas coisas, não querendo ser mais um João da vida, enfim queremos mais, sabemos que podemos mais. Um pais que pode produzir toda sua fonte de renda e que é tão mal administrado. Podemos muito bem nos tornarmos um pais nível Europa, mas ai também temos que mudar nossos costumes e começar a zelar mais pelo patrimônio publico e largar a mão de ser tão individualista
VAMOS LUTAR POR UM PAIS MELHOR! VAMOS EXIGIR QUE O BRASIL USE TODO SEU POTENCIAL EM NOSSO BENEFICIO, O BENEFICIO DO POVO!
Veja aqui números do Brasil:
Produção Agrícola BR 2013-2014
Maiores Gastos do Brasileiro
Alimentos mais consumidos no BR 2013

0 comentários:

Postar um comentário